Deserto - Caminho, não ponto final!


"E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem.
Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus.
E guarda os mandamentos do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres.
Porque o SENHOR teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas;
Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel.
Terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu cavarás o cobre.
Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao SENHOR teu Deus pela boa terra que te deu."



Dt 8:1-10


Pensando um pouco sobre o que é estar no deserto, o quanto Ele foi necessário na vida do povo de Israel.

As veses nos pegamos sofrendo com as situações do dia-a-dia, e reclamando que o sol do deserto está muito quente, que estamos cansados, que ainda não conseguimos ver a terra prometida (as promessas do Senhor) e só lamentamos.. olhamos apenas para terra seca e para as cores áridas do deserto. Para um povo sofrido que vem passando fome e para o cansasso da caminhada.

Mas observemos o povo de Israel, se o povo não tivesse saído do Egito, se não tivesse passado pelo deserto ele nunca teria chegado a terra prometida..

O Deserto era NECESSÁRIO!!!

Deus tinha feitos grandes promessas a Israel e ELE não tinha se esquecido delas, mas talvez o povo sim. Pois ao olhar para a situação sempre chamos que a comida e a água vai nos faltar..

Ao olhar para o deserto achamos que não temos forças suficientes para enfrentar tão grande caminho, e as veses nem temos noção do tamanho desse caminho, só temos uma certeza: -Dá muito trabalho atravessá-lo!
Mas a passagem é bem clara de qual o propósito do deserto:

"te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração.."

E é assim nas nossas vidas, mas Ele não quer nos conhecer, Ele já nos conhece, conhece nossos pensamentos antes que saia das nossas bocas (Sl. 139:4)..

Ele quer que nós nos conheçamos, é nos momentos de deserto que nos damos com o nosso "EU" mais fraco, mais incapaz, mais insuficiente...

Que não quer voltar atraz, mas que também não sabe como chegar no destino...

É nesse momento que entendemos que é melhor descansarmos NELE, pois se pedirmos forças Ele nos renovará (Is 40:31)...

Se resolvermos VIVER o deserto com todas as nossas fraquesas e confiar somente Nele poderemos entendender o propósito do caminho..

Assim como Ele explicou ao povo quando chegou a terra prometida:

"para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem. "

Então VIVA esse período da sua vida, observe os milagres que Ele tem te feito a cada dia, observe o Maná que não falta, a água brotando da rocha e a nuvem durante o dia e a coluna de fogo durante a noite, observe cada cuidado Dele na sua vida!!!

Um Dia a Canaã irá chegar, mas você olhará para traz e dirá:

Valeu a pena passar pelo Deserto!!!

Jaqueline Graziela

0 comentários:

Postar um comentário