Uma Palavra de Fé


O que você entende por Fé??

Esse tem sido um tema cada vez mais falado entre cristãos e não cristãos e talvez cada vez menos entendido. Quando se trata de Cristãos principalmente, muito se fala e se escreve sobre o tema mas pouco se analiza o que Jesus Realmente quiz dizer com "se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda" (Lc 17:6).

"No final do dia, Fé significa deixar Deus ser Deus" John Blanchard

"Fé é a razão para descansar em Deus" C.H. Spurgeon

"A Fé não é Ociosa, ela trabalha enquanto espera" Ron Dunn

Alguns autores entendem bem o que significa Fé e tentam expressar com suas palavras. Mas na palavra de Deus podemos entender a melhor descrição sobre o assunto. O autor de Hebreus direciona os ultimos capítulos da sua epístola a falar do que é Fé, de como se comportaram os seus heróis e o que cabe a nós como pessoas de Fé.

"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." Hb 11:1
Eu entendo que a Fé deve ser uma certeza, ela deve estar firmada no Senhor Jesus e deve estar convicta das suas promessas, principalmente no Cristianismo a Fé não é uma religião mas sim uma convicção e essa convicção que agrada a Deus (Hb 11:6).

Quando Jesus compara a Fe a um grão de mostarda deve haver um propósito maior, ele poderia ter ultilizado qualquer outra coisa muito pequena para usar como exemplo, mas o fato dele ter falado de uma semente traz algum ensinamento pra nós. Assim como a semente, a Fé é algo que bem plantada dará frutos, assim como o exemplo do grão de mostarda Ele nos ensina que não importa o tamanho da nossa fé, mas aonde ela está plantada. Não importa o tamanho da semente mas sim o solo que fará ela brotar, quando plantarmos nossa Fé em Deus esse é o motivo da semente frutificar e não o tamanho da fé.

Os tempos modernos tem exaltado muito a função da Fé, se valoriza o tamanho da Fé, o poder da palavra e que se você tiver Fé as coisas irão acontecer, o ato de ter Fé está conseguindo ter poderes mágicos. Mas o autor de Hebreus nos mostra outro tipo de Fé. A Fé que alguns versículos falam não foi somente a Fé que realizou milagres. A Fé relatada uma a uma no capítulo 11 é a Fé obediente, quando Ele cita os atos desses heróis algo vai totalmente ao contrário do que estamos acostumados a entender por Fé, veja essa lista:

Pela Fé...
  • Noé construiu a arca (trabalho braçal); (vers. 7)
  • Abrãao saiu para uma terra que não conhecia (confiança e disposição) porque esperava pela terra da promessa (enfrentava as dificudades confiando na palavra de Deus) e ofereceu Isaque (sacrifício); (vers. 8-10, 17)
  • Sara deu a luz a um filho (confiou e viu se cumprir no tempo Dele); (vers. 11)
  • Moisés negou as riquezas do Egito e foi para o deserto..(vers. 24-26)
E tantos outros heróis se destacam pela Fé obediente, e pela Fé que acima de tudo olha pra algo maior, olha pra CRISTO!!

Afinal o que leva pessoas a experimentarem "escárnios e açoites, e até cadeias e prisões" serem "apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados "..????
A FÉ!!!

Ao lermos o capítulo 11 todo podemos tirar algumas lições:

1- Deus pode e realiza milagres (vers. 29 a 35a)
Esses homens mostram quantas e quantas vezes Deus agiu e que pela Fé eles alcançaram grandes milagres e tiveram suas orações respondidas de acordo com suas vontades;

2- Deus nem sempre faz isso (ver 35b a 38)
Pela mesma fé outros homens não tiveram o mesmo fim. Pela mesma Fé essses outros homens não viram em Cristo a promessa. Deus as veszes não nos dá o que pedimos, mas quando isso acontece ele nos da a Fé para esperar com o que temos.
A Fé não é algo determinante para sofrermos ou não, Deus É!
Não importa o quanto nos ensinem que se tivermos Fé Deus é bom o suficiente para não nos deixar sofrer, mas e na prática quantas e quantas pessoas se tornam frustradas porque investem toda a sua Fé em algumas vontades e ainda assim não alcamçam-as??
Na prática o que dizer dos missionários que vivem o evagelho bíblico pela Fé e que ainda assim sofrem diariamente perseguições e maus tratos??

O que fazer??? Eis a resposta:

"Homens dos quais o mundo não era digno deles"
Esse vérsículo nos mostra que essas pessoas são um presente de Deus para o mundo. Quando o mundo diz que precisamos ter algo para sermos felizes, esses homens mostram que Deus é suficiente!
A Fé de homens que se deleitam em Deus mais do que na vida, mais do que em seus planos, mais do que qualquer outra coisa que lhe pareça faltar.
A Fé que é loucura para o mundo, a Fé que a mente humana não pode entender, não é aquela que se consegue o que se quer, isso é natural do ser humano, isso é natural de Adão isso é natural até mesmo do pecado, mas quando olhamos para o autor e consumador da verdadeira Fé temos um exemplo (Hb 12:2,3) suportar a cruz, a afronta mas para um propósito maior.
Isso é Fé!!

Quando você entender o que é isso o autor lhe deixa um ultimo recado, mostre ao mundo a VERDADEIRA Fé:

"Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. " (Hb 13:13-15)

A Ele a Glória,
Jaqueline Graziela

1 comentários:

Anuska disse...

Jaque, fui muito abençoada e tocada com essa palavra.

Glória a Deus pela sua vida!!!

Beijo

Postar um comentário