Ocorreu um erro neste gadget

5 Razões porque Deus nos chama a esperar

por Paul Tripp
No ministério, você será chamado a esperar e também achará pessoal e coletivamente difícil esperar. Então, é importante reconhecer que existem várias boas razões por que esperar não é meramente inevitável, mas necessário e útil. Aqui estão algumas dessas razões.

Porque vivemos em um mundo decaído

Somos chamados a esperar porque a condição decaída do mundo torna tudo o que fazemos mais difícil. Nada nessa vida ou no seu ministério realmente funciona como o originalmente pretendido. Algo mudou quando o pecado entrou no mundo, e ao repreender Adão, Deus resumiu essa mudança: “maldita é a terra… em fadiga obterás dela o sustento… ela produzirá também cardos e abrolhos… No suor do rosto comerás o teu pão” (Gênesis 3.17-19). O pecado trouxe atrito, problema, dor, suor, e outras milhares de complicações “cardos e abrolhos” para absolutamente todos os aspectos da vida. Encontramo-nos a espera porque tudo em um mundo decaído é mais trabalhoso e confuso do que ele realmente deveria ser.
O pecado também põe ganância, medo, arrogância, ciúme, e autoadoração dentro de todas as almas que vivem nessa vida de cardos e abrolhos. Devemos esperar pois, por sermos egoístas, impacientes, competitivos, motivados, ansiosos, e nervosos, tornamos a vida e o ministério mais difíceis para cada um em uma variedade infinita de formas. É por isso que uma conversa aparentemente fácil sobre liderança se torna um conflito sério, que um relacionamento antes doce no ministério fica manchado com dor e amargura, e porque a igreja às vezes, infelizmente, funciona como uma ferramenta de poder pessoal ao invés de um instrumento de adoração e redenção.
Processos e pessoas são afetados – tudo e todos foram danificados pela Queda. Devemos esperar, porque em um mundo que está quebrado, tudo que fazemos é mais difícil e mais complicado do que deveria ser.

Porque Deus é Soberano

Devemos esperar porque não estamos escrevendo nossa própria história pessoal e ministerial. A vida não funciona do jeito que queremos, e no tempo em que queremos. Você e eu não vivemos no centro do universo. Esse lugar está para sempre ocupado por Deus e somente Deus. Nossas histórias individuais e as histórias de nossas igrejas são parte da maravilhosa história que ele sozinho escreveu. Esperar torna-se imediatamente mais fácil quando você percebe que Deus é soberano (e voce não) e quando, além disso, você reflete a realidade que ele é o princípio de tudo que é sábio, amoroso e bom.
Esperar, no entanto, não é um sinal de que o seu mundo está fora de controle. Pelo contrário, é um sinal de que o seu mundo está abaixo do sábio e infinitamente bondoso controle de um Deus de insondável sabedoria e de um amor sem limites. Isso significa que você pode descansar enquanto espera, não porque gosta de esperar, mas porque confia nAquele que está te chamando a esperar.

Porque Deus é um Deus de Graça

Esperar é uma das mais poderosas ferramentas da graça de Deus. É importante perceber em seu ministério que Deus não somente nos dá graça por meio da espera. A própria espera é um presente da graça. Perceba, esperar não é somente sobre o que você vai receber ao final da espera. Esperar é sobre o que você se tornará enquanto espera.
Ao nos chamar a esperar, Deus está nos resgatando ainda mais da servidão dos nossos próprios planos, do nosso próprio conhecimento, do nosso próprio poder, do nosso próprio controle. Ao nos chamar a esperar, Deus está nos livrando dos nossos limites claustrofóbicos dos nossos pequenos reinos e nos atraindo para uma maior obediência ao seu reino de glória e graça. Esperar é mais do que ser paciente enquanto situações e outras pessoas mudam. Esperar é sobre entender que você e eu desesperadamente precisamos mudar, e esse esperar é uma ferramenta poderosa de mudança pessoal. Deus está usando a graça de esperar para nos mudar no núcleo de nossa personalidade: o coração. No ministério, isso é uma coisa boa!

Para que possamos ministrar aos outros

Esperar é algo central para qualquer atividade ministerial. Se você está verdadeiramente comprometido em ser parte do que Deus está fazendo nas vidas dos outros, você estará disposto a esperar. Mudança de vida e do coração é raramente um evento repentino. Geralmente, é um processo. Você e eu não determinamos quando e como os ventos do Espírito Santo vão soprar, e muitas vezes as pessoas não se tornam o que elas querem se tornar durante a noite.
Isso significa que no ministério somos chamados a ter a mesma conversa várias vezes. Somos chamados a corrigir aquela pessoa depois de cada fracasso, a estar dispostos a perdoar e conter-se, a lembrar alguém mais uma vez da presença e da graça de Deus, e a estar disposto a ter nossas vidas desaceleradas e complicadas nesse processo. Pessoas da graça e do amor são sempre pessoas que estão dispostas a esperar.

Para crescimento da glória de Deus

Finalmente, somos chamados a esperar porque tudo na vida e no ministério existe não para o nosso conforto e tranquilidade, mas para a glória de Deus. Toda a história da redenção é escrita com um propósito e um propósito somente: a glória do rei.
Esperar é difícil para nós porque amarramos nossos corações em outras glórias. Somos muitas vezes tentados a viver e ministrar para a glória da aceitação humana, da realização pessoal, do poder e posição, de bens e lugares, e de conforto e prazeres. Então, quando a glória de Deus requer que essas coisas sejam refreadas em nós - coisas que procuramos em busca de identidade, significado, e propósito – julgamos que esperar é uma experiência dura e fatigante.
Esperar significa abrir mão da sua própria glória. Esperar significa submeter-se à glória dele. Esperar significa entender que lhe foram concedidas vida e a respiração para a glória de outro. Esperar te dá a oportunidade de abandonar a ilusão de sua própria glória e descansar no Deus da assombrosa glória. Somente quando fizer isso, você encontrará o que buscava, e o que deveria ter: identidade eterna, significado, propósito, e paz em Cristo. Dessa forma, esperar é mais do que um fardo para suportar; é um presente precioso para receber com alegria.

0 comentários:

Postar um comentário