Ocorreu um erro neste gadget

Fé! Tocá-la ou ser tocado?



     Está é a cena: Todos os discípulos reunidos, e o Mestre aparece a eles depois daquele trágico dia de sua morte, eles puderam contemplar o milagre, mas Tomé não estava com eles. Todos precisam comunicá-lo da boa notícia, ele realmente vai ficar muito radiante. A notícia é dada: Todos esperavam saltos de alegria, mas lógico que Ele ressuscitou, Ele tinha prometido, como alguém duvidaria??

Não! Não foi assim tão fácil. Tomé foi sincero e sua resposta:
-"Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei".
    Como assim? Como alguém se atreve a duvidar dos seus amigos de caminhada? Como alguém duvida da promessa do próprio Cristo? Além do mais quem seria louco de brincar com uma coisa tão séria como aquela? Realmente era ilógico não crer...
    Mas e crer?!? Quão lógico era?? Porque sabemos o final da história é muito fácil jugá-lo e dizer que Tomé não tinha fé, que precisou tocar pra crer. Mas eu lhe convido hoje a se colocar no lugar dele. Não pense no quão poderoso Cristo era e dá certeza que você tem hoje que ele ressuscitou, pense como Tomé. Pense como alguém que conheceu um homem e teve a certeza que esse homem era Deus e creu que nada podia detê-lo, creu que ele tinha vindo para resgatar o seu povo e nada podia impedí-lo, um homem que curava libertava e até ressuscitava, mas que as ultimas cenas dele foi ser arruinado por homens maus. Pense na cabeça de Tomé vendo o seu mestre ser esbofeteado, cuspido e ridicularizado... pense em Tomé vendo o corpo dele como de um qualquer, morto e sem destino... pense em aonde foram parar seus sonhos com aquelas ultimas cenas sobre o mestre.
    Então?!? Imagine... imagine que Tomé deveria ter prestado tanta atenção aos ferimentos feitos por aqueles pregos e aquela lança que sabia que se a vissem novamente reconheceria-as, talvez tenha memorizado cada detalhe daquelas chagas, sim aquelas chagas deveria ser o que mais lhe maltratavam a memória no momento, por isso elas seriam a prova de que realmente era o mestre.
    Como você reagiria com a notícia que tudo estava bem novamente? Jesus voltara e tudo aquilo não passara de um episódio ruim da história.
    Não, ele não conseguiu que uma notícia apagasse toda sua dor e suas lembranças, ele precisava de provas que aquelas notícias eram verdadeiras.

     Hoje eu lhe convido a pensar quantas vezes nós agimos como Tomé. Você pode não estar passando por isso no momento mas todos nós já passamos por momentos que pareceram o fim de tudo. As promessas e as notícias de todos podem até ser animadoras mas só nós sabemos do que vimos, nós temos a certeza que vimos aquele "corpo" morto, e crer novamente só tocando pois poderemos comprovar que não é ninguém brincando com promessas tão sérias.
     Então eu te convido ao fim da história, não somente ao que Jesus disse, mas ao que Ele fez. Você pode estar lendo esse texto e fazer parte dos bem aventurados que " não viram e creram" (Jo 20:30), mas se você for como Tomé eu lhe convido a tocá-lo, mas não só isso... a ser tocado.
     Jesus sabia que a fé de Tomé era sincera, ele sabia que ele poderia tentar crer mas naquele momento a sua frustração era maior, então as suas primeiras palavras a Tomé foram:
- "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia".
     Jesus se dirigiu diretamente a ele pois sabia que ele precisava ser tratado de forma especial. Jesus naquele momento fez algo muito maior do que repreendê-lo, Ele curou as feridas da alma de Tomé. Era como dizer: - "Sim Tomé venha, toque, lembre-se que sou eu, volte a crer.." "Sim Tomé, eu cumpri o prometido.." "Sim, eu sou confiável.." "Sim, minha dor foi grande mas eu estou aqui preocupado com a sua.."
      ALELUIA!! Esta passagem nos revela algo tão profundo sobre o caráter do nosso Cristo, ele tem paciência até com nossa incredulidade. Ele conhece nossos medos e dúvidas, mas Ele está a disposição de curar nossa incredulidade.
     Quais tem sido as chagas que você tem na lembrança? De que você precisa pra poder crer? Saiba que não será somente o que você tocar que vai lhe fazer ter fé, mas quando você se deixar ser tocado por esse Cristo. Se permita!!!
   
     

Jaqueline Graziela
Baseado em João 20: 24- 30
Reflexão feita através da Canção de Stênio Marcius- "Deixa eu tocar teu coração"

Ouça essa linda canção abaixo!! Reflita e deixe sua Fé ser tão viva quanto Seu mestre!




0 comentários:

Postar um comentário