Uma Palavra de Fé


O que você entende por Fé??

Esse tem sido um tema cada vez mais falado entre cristãos e não cristãos e talvez cada vez menos entendido. Quando se trata de Cristãos principalmente, muito se fala e se escreve sobre o tema mas pouco se analiza o que Jesus Realmente quiz dizer com "se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda" (Lc 17:6).

"No final do dia, Fé significa deixar Deus ser Deus" John Blanchard

"Fé é a razão para descansar em Deus" C.H. Spurgeon

"A Fé não é Ociosa, ela trabalha enquanto espera" Ron Dunn

Alguns autores entendem bem o que significa Fé e tentam expressar com suas palavras. Mas na palavra de Deus podemos entender a melhor descrição sobre o assunto. O autor de Hebreus direciona os ultimos capítulos da sua epístola a falar do que é Fé, de como se comportaram os seus heróis e o que cabe a nós como pessoas de Fé.

"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." Hb 11:1
Eu entendo que a Fé deve ser uma certeza, ela deve estar firmada no Senhor Jesus e deve estar convicta das suas promessas, principalmente no Cristianismo a Fé não é uma religião mas sim uma convicção e essa convicção que agrada a Deus (Hb 11:6).

Quando Jesus compara a Fe a um grão de mostarda deve haver um propósito maior, ele poderia ter ultilizado qualquer outra coisa muito pequena para usar como exemplo, mas o fato dele ter falado de uma semente traz algum ensinamento pra nós. Assim como a semente, a Fé é algo que bem plantada dará frutos, assim como o exemplo do grão de mostarda Ele nos ensina que não importa o tamanho da nossa fé, mas aonde ela está plantada. Não importa o tamanho da semente mas sim o solo que fará ela brotar, quando plantarmos nossa Fé em Deus esse é o motivo da semente frutificar e não o tamanho da fé.

Os tempos modernos tem exaltado muito a função da Fé, se valoriza o tamanho da Fé, o poder da palavra e que se você tiver Fé as coisas irão acontecer, o ato de ter Fé está conseguindo ter poderes mágicos. Mas o autor de Hebreus nos mostra outro tipo de Fé. A Fé que alguns versículos falam não foi somente a Fé que realizou milagres. A Fé relatada uma a uma no capítulo 11 é a Fé obediente, quando Ele cita os atos desses heróis algo vai totalmente ao contrário do que estamos acostumados a entender por Fé, veja essa lista:

Pela Fé...
  • Noé construiu a arca (trabalho braçal); (vers. 7)
  • Abrãao saiu para uma terra que não conhecia (confiança e disposição) porque esperava pela terra da promessa (enfrentava as dificudades confiando na palavra de Deus) e ofereceu Isaque (sacrifício); (vers. 8-10, 17)
  • Sara deu a luz a um filho (confiou e viu se cumprir no tempo Dele); (vers. 11)
  • Moisés negou as riquezas do Egito e foi para o deserto..(vers. 24-26)
E tantos outros heróis se destacam pela Fé obediente, e pela Fé que acima de tudo olha pra algo maior, olha pra CRISTO!!

Afinal o que leva pessoas a experimentarem "escárnios e açoites, e até cadeias e prisões" serem "apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados "..????
A FÉ!!!

Ao lermos o capítulo 11 todo podemos tirar algumas lições:

1- Deus pode e realiza milagres (vers. 29 a 35a)
Esses homens mostram quantas e quantas vezes Deus agiu e que pela Fé eles alcançaram grandes milagres e tiveram suas orações respondidas de acordo com suas vontades;

2- Deus nem sempre faz isso (ver 35b a 38)
Pela mesma fé outros homens não tiveram o mesmo fim. Pela mesma Fé essses outros homens não viram em Cristo a promessa. Deus as veszes não nos dá o que pedimos, mas quando isso acontece ele nos da a Fé para esperar com o que temos.
A Fé não é algo determinante para sofrermos ou não, Deus É!
Não importa o quanto nos ensinem que se tivermos Fé Deus é bom o suficiente para não nos deixar sofrer, mas e na prática quantas e quantas pessoas se tornam frustradas porque investem toda a sua Fé em algumas vontades e ainda assim não alcamçam-as??
Na prática o que dizer dos missionários que vivem o evagelho bíblico pela Fé e que ainda assim sofrem diariamente perseguições e maus tratos??

O que fazer??? Eis a resposta:

"Homens dos quais o mundo não era digno deles"
Esse vérsículo nos mostra que essas pessoas são um presente de Deus para o mundo. Quando o mundo diz que precisamos ter algo para sermos felizes, esses homens mostram que Deus é suficiente!
A Fé de homens que se deleitam em Deus mais do que na vida, mais do que em seus planos, mais do que qualquer outra coisa que lhe pareça faltar.
A Fé que é loucura para o mundo, a Fé que a mente humana não pode entender, não é aquela que se consegue o que se quer, isso é natural do ser humano, isso é natural de Adão isso é natural até mesmo do pecado, mas quando olhamos para o autor e consumador da verdadeira Fé temos um exemplo (Hb 12:2,3) suportar a cruz, a afronta mas para um propósito maior.
Isso é Fé!!

Quando você entender o que é isso o autor lhe deixa um ultimo recado, mostre ao mundo a VERDADEIRA Fé:

"Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. " (Hb 13:13-15)

A Ele a Glória,
Jaqueline Graziela

Uma pausa pra refletir...


Em alguns momentos da vida é necessário parar e ter como companhia você mesmo...
Não que outras companhias sejam ruins mas os diversos ruídos podem atrapalhar quando a voz de Deus é apenas um sussurro.
E são nesses momentos que você se analiza e consegue ver alguns traços de maturidade..
São depois de algumas tempestades que você começa a perceber que elas quase sempre são apenas chuva de verão diante do que Deus quer fazer em você e através de você.
É quando o tempo nem sempre é um amigo que você entende que não pode atrasa-lo nem adianta-lo, mas que ele é uma das ferramentas mais usadas por Deus para exercer nossa confiança.
Você percebe que pessoas e momentos são muitas vezes inesquecíveis, mas que muitas delas fazem parte somente de um degral da escada da vida.
Percebe que quando você é mais tentado a fazer as coisas da sua vontade é quando é mais necessário aguardar e entender qual a vontade de Deus, pois apenas um relance de "proatividade" pode desestruturar pilares da construção que Ele está fazendo.
Você percebe que só dará valor aos primeiros raios de sol se realmente esteve esperando o amanhecer durante toda a madrugada.

São em momentos de solitude, quando só existe o Senhor ao seu lado que você enxerga que talvez não esteja sendo uma boa companhia nem pra você mesmo
Mas são também nesses momentos que você valoriza o que Ele está fazendo em você, que enxerga que é um projeto ainda inacabado e que diante de tantas falhas entende que a única solução é se colocar totalmente como um vaso nas mãos do Oleiro, ainda que Ele precise refazer muita coisa, você entende que Ele sabe o que estar fazendo e que ainda que doa será pra lhe tornar alguém que o glorificará.

Com perdão pelo desabafo,
Jaqueline Graziela