A tal da Teologia...

Hoje eu precisava falar de uma paixão não tão nova mas a cada dia mais viva em mim: Teologia!!!

Talvez essa palavra amedronte muita gente e pareça um palavrão a outros. Talvez não a palavra em si mas o que as pessoas entendam por ela. Quando pensamos em Teologia pensamos em pessoas velhas, monótonas e com muita teoria e pouca prática nas escrituras. Pessoas sem paixão por Cristo e sem emoção por sua graça e Cruz, pessoas frias que vivem para descutir passagens inúteis e significados em Hebraíco que pouco vão fazer sentido na minha vida diária...

Isso tem sido tão espalhado e surge os diversos comentários: "-Muito conhecimento pode nos tornar céticos", "A fé não combina com a razão" e etc, etc, etc...

Mas como fica os vérsículos:
"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR;" Os 6:3
Como conhecer O Senhor senão através da sua palavra?!?
Lembremos que o mesmo profeta nos alertou: "O meu povo perece por falta de conhecimento" Os 4:6 e do que Paulo ensinou a Timóteo da ultilidade das ecrituras (2 Tm 3:16).

Não que o conhecimento seja a base para sermos salvos e santos, a Fé é. Sem a Fé ,a bíblia e o conhecimento dela se torna meras palavras sábias. Mas a mesma fonte nos informa como ter fé: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" Rm 10:17

Não que nossas emoções não sejam importantes, geralmente quando amamos alguém sentimos algo por essa pessoa, mas se nosso amor é baseado pelo que sentimos pode ser hoje e amanhã não ser mais. Quando você realmente ama alguém você procura conhecê-lo, saber como essa pessoa se comporta, do que gosta e não gosta e saber detalhes da sua vida e como agradá-la.

É assim que tenho encarado a Teologia, como uma ferramenta para conhecê-LO e saber mais e mais como Ele se comporta com relação a mim e a humanidade.
E diante do Evangelho tão "humanista" (voltado para as necessidades e o comportamento do homem) que tem sido pregado eu só consigo me agarrar na boa Teologia.
Aquela que muitas vezes são deixadas de lado porque se torna muito complicado saber como Deus se comporta. Não que eu ache que algum dia irei ter todas as respostas, mas quanto mais me eproximo para chegar a algumas conclusões mas eu tiro o foco de mim mesmo, de como sou falha e imediatista, dos meus pecados e medos... eu olho para Ele.
Hahh como isso é libertador, olhar para Ele. Olhar para doutrinas muitas vezes antigas mas que me faz conhecê-lo um pouco mais e viver intensamente esse amor com toda a minha racionalidade!!

"Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" Mt 22:37

Isso me faz ser mais firme quando as provações chegarem, isso me faz ter segurança ao compartilhar dessa fé, isso só faz meu amor por Ele aumentar dia a dia.
Se você experimentou qualquer outro tipo de teologia que o centro não fosse Ele ,talvez tenha tido razões para se afastar desse amor, mas te convido a tentar denovo esse dia. Chamando esse conhecimento do que quer que seja, mas que ele seja voltado para as escrituras e pra toda informação que ela possa transmitir para que seu conhecimento sobre Ele possa te despertar.

Boa Viagem pois a minha tem sido emocionante!

Jaqueline Graziela

Você encaixa-se no Plano de Deus ou vice versa??

"Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua."
Pv 16:1

As vezes achamos que fazer planos é algo errado, não, isso é natural ao ser humano. Mas o que temos feito com nossos planos?
O versículo acima nos lembra que por mais que nós façamos planos nunca teremos a garantia que eles se realizarão, são apenas planos e sonhos de pessoas que nem sabem se estarão vivos no próximo dia (Tg 4: 13-15). Mas diante dessa realidade existem 3 tipos de pessoas:
-"Eu faço meus planos e ninguém irá impedí-los!"
-"Eu faço meus planos e Deus os abençoa!" E Ele tem que abençoa-los...
-"Eu sou conduzido pelos planos de Deus!"

E você em qual grupo de se encaixa?
Olhando rapidamente nao tem nenhum problema ser dos dois primeiros, mas qual a vantagem de escolhermos o ultimo? Por que escolher os Planos de Deus??

-Por que Deus é Pai (Mt 7:11);
- Por que os planos Dele são melhores (Is 55:8).
- Por que quando os planos são Dele, Ele garante os resultados;

O problema é que muitas veses estamos esperando a recompensa mas não estamos dispostos a passar pelo processo. Lutas e sofrimento muitas vezes fazem parte do processo e está no plano de Deus. Quando estamos no centro da vontade de deus temos a Alegria, Paz e satisfação de estar fazendo a coisa certa. Você já pensou nos Cristãos perseguidos? Quantos deles sofrem somente por amor a Cristo? quantos deles continuam perseverante e firmes naquele propósito? Qual deve ser a motivação deles?
Eles sabem que aquela é a vontade de Deus para vida deles, e isso é suficiciente!!!


Outro problema nosso em não escolher a vontade de Deus é que muitas vezes queremos que Deus nos mostre o caminho inteiro, e Deus quer que demos pequenos passos de fé confiando que aos poucos eles irá mostrar o que quer de nós. O Senhor não garante um caminho sem lutas, e Ele nem sempre nos mostra muito além do próximo passo, mas se contente em daber qual o próximo passo, e se você não souber não dê nenhum pass até que Ele lhe mostre. Ele sempre vê o final, mas você nem sempre precisa enchergá-lo, e mais, quando Deus guia Ele providencia.

Devemos entender que os planos de Deus sempre são o melhor pra nós, entender até é fácil algumas vezes mas quando se trata de abrir mão das nossas vontades é tão difícil.

E se pensarmos que o Plano de Deus é fruto do seu amor?? E assim como o seu amor ele não nos impõe, estar disponível... assim como a salvação através do seu filho, seu mais perfeito plano para vivermos precisa haver uma decisão nossa.
Jesus suportou a cruz até o fim porque sabia o que lhe estava proposto (Hb 12:2), Ele escolheu a vontade do Pai quando orou no Getsêmani, Ele sabia que se ela não se cumprisse não haveria outra razão pra Ele exixtir.
Deus também nos colocou nesta terra com um propósito. Ninguém é forçado a abodecê-lo, mas até aonde iremos acreditar realmente que as nossas escolhas nos trará alguma boa recompensa??

Pra encerrar um vídeo que exemplifica muito bem algumas escolhas precipitadas que fazemos. Algumas vezes Deus nos diz que tem um plano muito melhor pra nós, basta esperarmos um pouco, e nós queremos trocar por algo muito menos apenas pelo fato de ser o que estar mais perto ou que está sob a nossa visão, eu não digo que é fácil, essas crianças do vídeo exemplificam muito bem nossa luta muitas vezes, mas esperar um pouco a recompensa de Deus é sempre melhor!



[texto baseado na palavra do Ptr. Emílio Belo de Belo Horizonte-MG, pregada na Refúgio da Graça de Natal em 08/01/2012]