Ocorreu um erro neste gadget

A tal da Teologia...

Hoje eu precisava falar de uma paixão não tão nova mas a cada dia mais viva em mim: Teologia!!!

Talvez essa palavra amedronte muita gente e pareça um palavrão a outros. Talvez não a palavra em si mas o que as pessoas entendam por ela. Quando pensamos em Teologia pensamos em pessoas velhas, monótonas e com muita teoria e pouca prática nas escrituras. Pessoas sem paixão por Cristo e sem emoção por sua graça e Cruz, pessoas frias que vivem para descutir passagens inúteis e significados em Hebraíco que pouco vão fazer sentido na minha vida diária...

Isso tem sido tão espalhado e surge os diversos comentários: "-Muito conhecimento pode nos tornar céticos", "A fé não combina com a razão" e etc, etc, etc...

Mas como fica os vérsículos:
"Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR;" Os 6:3
Como conhecer O Senhor senão através da sua palavra?!?
Lembremos que o mesmo profeta nos alertou: "O meu povo perece por falta de conhecimento" Os 4:6 e do que Paulo ensinou a Timóteo da ultilidade das ecrituras (2 Tm 3:16).

Não que o conhecimento seja a base para sermos salvos e santos, a Fé é. Sem a Fé ,a bíblia e o conhecimento dela se torna meras palavras sábias. Mas a mesma fonte nos informa como ter fé: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" Rm 10:17

Não que nossas emoções não sejam importantes, geralmente quando amamos alguém sentimos algo por essa pessoa, mas se nosso amor é baseado pelo que sentimos pode ser hoje e amanhã não ser mais. Quando você realmente ama alguém você procura conhecê-lo, saber como essa pessoa se comporta, do que gosta e não gosta e saber detalhes da sua vida e como agradá-la.

É assim que tenho encarado a Teologia, como uma ferramenta para conhecê-LO e saber mais e mais como Ele se comporta com relação a mim e a humanidade.
E diante do Evangelho tão "humanista" (voltado para as necessidades e o comportamento do homem) que tem sido pregado eu só consigo me agarrar na boa Teologia.
Aquela que muitas vezes são deixadas de lado porque se torna muito complicado saber como Deus se comporta. Não que eu ache que algum dia irei ter todas as respostas, mas quanto mais me eproximo para chegar a algumas conclusões mas eu tiro o foco de mim mesmo, de como sou falha e imediatista, dos meus pecados e medos... eu olho para Ele.
Hahh como isso é libertador, olhar para Ele. Olhar para doutrinas muitas vezes antigas mas que me faz conhecê-lo um pouco mais e viver intensamente esse amor com toda a minha racionalidade!!

"Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" Mt 22:37

Isso me faz ser mais firme quando as provações chegarem, isso me faz ter segurança ao compartilhar dessa fé, isso só faz meu amor por Ele aumentar dia a dia.
Se você experimentou qualquer outro tipo de teologia que o centro não fosse Ele ,talvez tenha tido razões para se afastar desse amor, mas te convido a tentar denovo esse dia. Chamando esse conhecimento do que quer que seja, mas que ele seja voltado para as escrituras e pra toda informação que ela possa transmitir para que seu conhecimento sobre Ele possa te despertar.

Boa Viagem pois a minha tem sido emocionante!

Jaqueline Graziela

1 comentários:

Anônimo disse...

Amiga!!!fazia um tempinho que não entrava no seu blog...entrei no seu blog para procurar um site interessante que vc indicasse...mas dessisti da procura quando me deparei com a quantidade de textos que Deus tem te dado e não só isso, os temas me chamaram atenção e ao ler esse texto vejo mais ainda como Deus tem se revelado a vc!!muito bom o texto!!recomendo!!é isso mesmo amiga!!Deus é Fiel na sua vida!!...agora vou visitar aqui bem mais vezes!!bjos Estelle Melo

Postar um comentário